terça-feira, 3 de abril de 2018

Encontro com o ilustrador Rui Castro


            No passado dia 22 de março, o Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa teve a honra de receber no seu auditório, o ilustrador Rui Castro, que dinamizou duas sessões, para todos os alunos do 2º e 3º Ciclos.
            Durante as sessões, o ilustrador, de uma forma muito simples, mas muito atrativa, mostrou aos alunos presentes, várias técnicas, que usa nas suas ilustrações, projetando imagens e originais de alguns dos seus trabalhos.
            Rui Castro começou por informar os alunos, que o trabalho de ilustração é transformar palavras em imagens, explicando em seguida, o processo das suas ilustrações, desde a conceção das ideias, passando pelos esboços, pelo desenvolvimento da criatividade, as técnicas usadas e transmitiu a mensagem de que é necessário muito trabalho, dedicação e empenho, para conseguir a ilustração desejada.
            Os encontros foram finalizados com um verdadeiro momento artístico: Rui Castro elaborou, perante os olhares espantados dos alunos, uma ilustração que gentilmente ofereceu à escola, e desafiou-os a escreverem uma história, sobre a mesma, deixando assim, uma marca da sua passagem pelo nosso Agrupamento.
            Os alunos e os próprios docentes estavam encantados, com a forma como decorreram as sessões e ambos concluíram, que foi uma atividade muito interessante e original. O balanço foi bastante positivo.
            Todos ficaram extasiados com a originalidade e a criatividade de Rui Castro, para quem "ilustrar é dar forma e cor às palavras e dar novas formas às formas, respeitando contudo a sua forma original".
            Estas sessões estavam integradas nas atividades da Semana da Leitura, iniciativa de âmbito nacional, promovida pelo do Plano Nacional de Leitura e organizada pela Biblioteca Escolar, que decorre anualmente. São momentos como estes, de proximidade com o autor / ilustrador, que podem servir de inspiração para os alunos, contribuindo assim, para o desenvolvimento da leitura, da escrita e do sentido estético.
            No final, houve uma sessão de autógrafos, onde o ilustrador personalizou cada um dos livros, que autografou, com uma ilustração.
            A deslocação do ilustrador Rui Castro, só foi possível, graças ao empenho da editora Areal Editores e do seu representante Dr. Filipe Ferreira.
            Os nossos agradecimentos por estes momentos de aprendizagem, Rui Castro!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.